segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Rações Medicamentosas

Muitos já devem saber ou ter ouvido falar sobre as rações que são “medicamentosas”.




Na realidade, estas rações não podem ser consideradas medicamentosas, mas podem ser consideradas auxiliares no tratamento de alguma enfermidade.



Por exemplo: se o seu animal de estimação tem problema no fígado e, dependendo da causa, há necessidade de restringir a ingestão de certas substâncias com objetivo de melhorar a função do fígado, irá existir rações com composição específica para este caso.



E isto repete-se em outras áreas como, por exemplo, problemas renais, articulares, intestinais e outros.



Há uma tendência tecnológica de desenvolver alimentos que irão prevenir problemas que podem ocorrer a médio e a longo prazo.



Se, por exemplo, você possui algum animal com tendência à ter problema articular, haverá a possibilidade de você diminuir o risco ou até impedir que o problema ocorra, administrando uma ração específica e que atenda as necessidades nutricionais deste individuo, independente de ter raça ou não ter raça.



O “obstáculo” geralmente é o custo e sobre isto eu já comentei em um tópico anterior sobre a relação custo-benefício.



Como clínico, eu sei o quanto é difícil convencer alguém a trocar a ração atual por outra com qualidade superior, pois, esbarro na questão de preço. Eu afirmo e reafirmo que o preço é a última coisa que deverá ser avaliada.



Não é o preço que faz a ração, é a qualidade da ração que determina o seu preço e, nisto, há empresas de ração que investem milhões em propaganda na televisão, investem nas cores da ração, na embalagem (fotos e cores), na forma como os grãos de ração irão ter, investem milhões no apelo psiológico ( e de forma à enganar e ludibriar as pessoas) e pouco fazem para melhorar realmente e significativamente a qualidade da ração.



Em verdade, para o seu cão ou gato, não há necessidade nenhuma da ração ter forma de osso ou de peixe ou seja lá qual forma, ou que o pacote venha escrito sabor presunto, queijo, frango, que eles coloquem a “Gisele Buchen” dos vegetais no pacote.



Tudo isto é marketing, é manipulação, é fantasioso! Vocês não estão comprando o que vocês estão vendo no pacote!



O que você enxerga no pacote da ração, muitas vezes, não existe na ração, na forma como são levados a crer.



Se algumas destas empresas deixassem estas idiotices de lado e passassem a ter uma atitude mais científica, eles deixariam toda a forma carnavalesca e circense de apresentar seus produtos, deixariam de investir milhões em propagandas de 30 segundos na televisão e partiriam para pesquisas sérias, diminuiriam o nível de carboidratos da sua ração, não iriam tingir os grãos da ração e nem dariam formas de peixinhos, ossinhos e tudo quanto é besteira.



Para todos que entram em meu consultório, eu faço a seguinte proposta: se eles colocarem em prática todas minhas orientações nutricionais e não tiverem um benefício com isto, eu pago todos os custos envolvidos nesta mudança! E eu falo isto, pois, eu tenho plena certeza do que digo!



Quando indico uma ração em detrimento de outra, faço com o objetivo de proporcionar saúde ao meu paciente, faço para proporcionar qualidade de vida para ele e economia para os meus clientes. Alguns acham que ganho alguma coisa da empresa de determinada ração e eu respondo dizendo que realmente eu ganho sim, mas não é da empresa!



Eu ganho da seguinte forma: quando a pessoa me dá o crédito e experimenta colocar em prática toda a minha orientação, ela irá ver que eu disse a verdade, ela irá perceber que eu não enganei e nem menti. Com isto, eu conquisto a confiança desta pessoa. Conquistando a confiança dela, eu irei ser mencionado quando o vizinho ou amigo desta pessoa, necessitar de Médico Veterinário.



Portanto, aí está o meu comprometimento: com todos vocês que me procuram, fazer com que fiquem felizes ao ver diminuir a queda dos pêlos e melhorar o brilho destes, fiquem satisfeitos ao perceberem que o volume de fezes diminuiu e o odor já não é tão fétido, fazer com que vocês fiquem satisfeitos ao perceberem que o pacote de ração tá durando mais e, por isto, não precisam ficar comprando ração com tanta frequência, enfim, tornar objetivo todos os benefícios subjetivos que uma ração de alta qualidade proporciona.



Pois é muito fácil você não achar caro pagar por um produto cujo benefício pode ser visto, tocado, sentido, isto é, benefícios objetivos e táteis. Agora, quando o benefício não tem este apelo aos cinco sentidos, o quadro muda totalmente. é a velha história: a ausência da doença é um bem e um benefício, por si só, isto é, só iremos valorizar o nosso maior tesouro (nossa saúde e dos nossos animais de estmação) quando a perdemos, não é mesmo!?



Quaquer dúvida ou comentário do que disse aqui, fiquem a vontade de me contradizer, ou de criticar, colocar em prova minha linha de raciocínio, pois, é muito difícil alguém chegar e dar um cheque-mate na minha linha de raciocínio e quando isto ocorre, eu estou aprendendo mais um pouco com a outra pessoa.

Dr. Luiz Fernando Sabadine