sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dando comprimidos aos cães

Certamente não sabe exactamente como dar os comprimidos que o seu veterinário receitou ao seu cão. Enquanto as pessoas tomam medicação voluntáriamente, os cães não o fazem, excepto em alguns casos em que os comprimidos têm um sabor agradável ou em casos muito excepcionais em que os cães estão treinados a tomar comprimidos. Por vezes não é nada simples administrar comprimidos a um cão, e tem tudo a ver com a sua personalidade.


A forma mais simples de administrar um comprimido a um cão é dissimulando-o no alimento. Se não houver nenhuma restrição no tipo de alimento que ele pode comer, então deverá escolher um alimento irresistível. Exemplos são o queijo, paté, carne. Inicialmente deverá dar um fragmento desse alimento sem o comprimido para ganhar a sua confiança. Logo de seguida envolva o comprimido num novo fragmento e dê-lho. Alguns comprimidos possuem um revestimento resistente à acidez do estômago e tornam-se ineficazes se forem fragmentados. Outros perdem eficácia se forem dados com alimento. Aconselhe-se no seu veterinário. Não é aconselhável dissimular o comprimido, especialmente se desfeito em pó, numa refeição volumosa pois corre o risco de esta ser ingerida apenas parcialmente.

Se o seu cão não puder comer ou não tiver apetite devido à doença, então está na altura de lhe dar você próprio o comprimido. Terá de encontrar o local apropriado para lhe dar o comprimido. Chame o seu cão com uma voz agradável. Se usar uma voz ou expressão apreensiva ele poderá ficar também receoso e tornará difícil a operação. Certos cães resistem menos se forem colocados em cima de uma mesa. Terá e ter ajuda de alguém para o segurar para que ele não caia ao chão se por acaso se debater muito. Outro ponto onde é mais fácil contê-lo é no canto de uma sala, onde não consiga recuar. Coloque o comprimido pronto para ser administrado. Segure o comprimido entre o polegar e o indicador com a mão direita (se for dextro). Com a outra mão segure por cima do focinho do seu cão. Levante-lhe o focinho apontando-o para cima.

Neste momento deverá verificar que a boca abrir-se-á ligeiramente. Introduza os lábios superiores do seu cão para dentro da boca com a ajuda do polegar de um lado e o indicador do outro, atrás dos dentes caninos (os dentes grandes) por forma a que ele sinta que estão em contacto com os dentes. Desta forma ele não tentará fechar a boca. Com a ajuda de um dos dedos da mão direita (a que segura o comprimido) baixe-lhe o mandibular (maxilar inferior) apoiando-se entre os dentes caninos.


Deverá sentir pouca resistência. Rápidamente coloque o comprimido o mais fundo possível na sua boca, já junto à garganta e feche-lhe a boca mantendo-a assim com a mão esquerda. Pode colocar a cabeça na posição correcta mantendo a boca fechada. Se esfregar o nariz do seu cão ele provávelmente terá um reflexo de deglutição e engolirá o comprimido. Preste atenção se ele deita o comprimido fora (mastiga, engasga-se e movimenta muito a língua). Se ele não fizer nenhum dos movimentos anteriores, então deverá ter engolido. Quanto mais rápida for a operação anterior, mais eficaz se torna. Estude-a antes de iniciar o processo. Recompense-o se tudo correr bem, para que da próxima vez também corra bem.



Dr. Alex Alexandria Machado
Médico Veterinário
CRMV RJ - 10774
cel: (21) 9439-2703  e-mail: guapitrufa@hotmail.com