sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Parvovirose!!!

O que é?

É uma doença que afeta os cães, causada por um vírus Parvovirus canino – PVC.

Como é transmitida?
Através da inalação ou ingestão do vírus eliminado nas fezes dos animais doentes.

Quais são os sintomas?
Variam desde infecção inaparentes até óbito em 24h, dependendo de fatores como: idade, esforço, raça e infecções simultâneas. Inicia-se com vômitos, diarréias e febre variável; os animais tornam-se letárgicos e deprimidos passando para a anorexia (não se alimentam). Se o vômito se prolonga e ocorre a diarréia hemorrágica (com sangue) o prognóstico será menos favorável.

Como é feito o diagnóstico?
Nem todas as diarréias sanguinolentas, com ou sem vômitos, são causadas por parvovirus canino, porem cães jovens que apresentam esses sintomas devem ser considerados como possivelmente infectados. O diagnóstico conclusivo só é feito pelo acompanhamento clínico do animal, pelo médico veterinário, e se necessário o exame laboratorial específico.

Existe tratamento?
Por tratar-se de um vírus, o tratamento prescrito pelo médico veterinário basicamente é sintomático, dando ao organismo do animal condições de criar resistência e combater o vírus.

Como prevenir?
Como outras viroses, a forma mais eficaz de prevenir é através da vacinação, que inicia-se, em torno dos 60 dias de vida do animal. O Parvovirus canino é um do mais resistente vírus no ambiente, por isso em áreas contaminadas a desinfecção deve ser realizada com hipoclorito de sódio (água sanitária), um dos únicos agentes efetivos para a eliminação do vírus.



Curiosidade
As raças Rottweilers, Dobermas, Pinches e Black Labrador Retriever São mais gravemente afetados pelo Parvovirus canino.



Bibliografia: Ettiner, Stephen J. Tratado de medicina interna veterinária, 1992.



Dr. Alex Alexandria Machado
Médico Veterinário
CRMV RJ - 10774
cel: (21) 9439-2703  e-mail: guapitrufa@hotmail.com