quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CIPM- Cães da Policia Militar

 
Em tempos de BOPE (TROPA DE ELITE), ser operações especiais da PMERJ está na moda, todavia, a PMERJ tem várias outras unidades de Operações Especiais que também poderiam virar sucesso de bilheteria.


Destacamos algumas dessas Unidades Operacionais Especiais:

Batalhão de Polícia de Choque – BPChq

Grupamento Aéreo e Marítimo – GAM

Companhia Independente de Polícia Militar com Cães – CIPM-Cães

Recentemente os Cães policiais da PMERJ, vêem dando um show de operacionalidade e capacidade tática. Acham drogas em favelas, participam de intervenções junto com o BOPE, participam de resgate de reféns e mais umas de suas especialidades foram postas a prova com essa tragédia das chuvas: achar pessoas em tragédias.


Para quem não sabe: o Canil da PMERJ, foi acionado para a Ilha Grande e no primeiro dia (sábado) os cães marcaram alguns pontos nos escombros onde foram achados 06 corpos de vítimas, já no segundo dia (domingo) marcaram apenas um ponto e foi achado mais um corpo de uma das vítimas. Esse trabalho de defesa civil do Canil da PMERJ não é muito divulgado pela mídia, mais é essencial que continue sendo feito com tamanha qualidade.

SOBRE A UNIDADE

Companhia Independente de Polícia Militar com Cães – CIPM-Cães

Informações:

E-mail: cipmcaes@policiamilitar.rj.gov.br

Comandante: (21) 2334-7477 (21) 2334-7477

Subcomandante: (21) 2334-7470 (21) 2334-7470

Resumo Histórico:

No dia 11 de maio de 1955, o policiamento da Cidade do Rio de Janeiro contava com uma inovação em seu policiamento, a criação do SERVIÇO DE CÃES da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro Militar do Distrito Federal. Contava naquela época com 40 Cães adestrados pelo Tenente PM LAIR JACINTHO DA SILVA o por Soldados que fizeram um curso de especialização em São Paulo.


O Canil foi inaugurado pelo CEL EB JOÃO URURAHY DE MAGALHÃES, Comandante Geral da Corporação, na então Invernada de Olaria. No ano de 1969, após a transferência da Capital Federal para Brasília, na então Polícia Militar do Estado da Guanabara, por intermédio do Decreto “E” nº. 2.990, de 06 de agosto, o Serviço de Cães passou a denominar-se Companhia Independente de Cães de Policiamento (CICP), vindo, mais tarde, no ano de 1974 a transformar-se em Destacamento de Atividades Especiais (DAE), assumindo outras atribuições além dos serviços com emprego de cães. O DAE, pelo Decreto nº.1.095, de 02 de fevereiro de 1977, foi transformado em Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro de Atividades Especiais.


Em 10 de Dezembro de 1981, com a extinção do BPAE, o 16º BPM assumiu as instalações daquela Unidade, bem como o canil passou a ser uma Companhia orgânica deste Batalhão, passando a denominar-se Companhia de Policiamento com Cães – Cia Pol. Cães, permanecendo nesta condição até o dia 16 de Novembro de 2001, quando foi criada, através de Decreto da Secretaria de Segurança Pública nº. 494, a Companhia Independente de Polícia Militar com Cães, cujo seu primeiro Comandante foi o então MAJ PM MARCUS JARDIM GONÇALVES, tendo como missões: Patrulhamento Motorizado Especial com Cães – (PAMESP/Cães); Busca, Localização e Resgate de pessoas perdidas; Captura de meliantes homiziados; Busca o Localização de Materiais Entorpecentes, Armamento e Artefatos Explosivos; Busca de Pessoas Soterradas, Restos Mortais e Ossadas Humanas; Controles de Distúrbios Civis; Segurança de Dignatários; Controle de Rebelião em Estabelecimento Prisional; Atividades de Laboterapia e Programas Assistenciais; Demonstração de Adestramento; Participação em Competições cinófilas; Formaturas e Desfiles de Caráter Cívico-Militar; o Policiamento Ostensivo com Cães em apoio às demais Unidades Policiais Militares, no âmbito de todo o Estado do Rio de Janeiro, bem como policiamento em praças despdesportivas; apoio ao Batalhão de Polícia Militar de Choque e, recentemente, no apoio ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) com a Unidade de Intervenções Táticas, atuando no resgate de pessoas.

Em 25 de junho de 2007, foi público em BOL PM nº114 a autorização do Comandante Geral para utilizar nos serviços diários, pelo efetivo da Companhia Independente de Polícia Militar Cães, o 5° B Uniforme do RUPMERJ (Camuflado Urbano) com gandola de manga comprida camuflada em tons de preto, cinza, marrom, e bege com distintivo da CIPM Cães bordado no braço esquerdo em substituição ao braçal.

Possui no plantel canino 71 (Setenta e um) Cães – sendo 15 (quinze) filhotes – distribuídos nas raças: Pastor Alemão, Pastor Belga de Malinois, Pastor Holandês, Rottweiler, Weimaraner, Dobermann e Labrador. A companhia Independente de Polícia Militar com Cães conta ainda com Canis Setoriais no 7º BPM (São Gonçalo), com 12 (doze) cães, 8º BPM (Campos), com 10 (dez) cães, 11ºBPM (Nova Friburgo), com 13 (treze) cães, e 12º BPM (Niterói), com 12 (doze). Dando um total de 128 (cento e quarenta e um) Cães em toda Corporação.

Fonte: http://www.pmerj.org/cipmcaes/


Um video muito legal do canil da PM- RJ :  http://www.youtube.com/watch?v=UNConSSoxUc