sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Caudectomia em Cães

A caudectomia deve ser feita o mais precoce possivel. O ideal é que seja na primeira semana de vida. Cada raça tem um padrão para o corte, que deve ser obdecido. Existem várias maneiras de realizar o corte que pode ser com tesoura, bisturi, etc.

O procedimento deve ser sempre realizado com os cuidados rotineiros de assepsia. A tendência atual é que no futuro este tipo de procedimento seja abolido, pois a sua função é apenas estética, sendo na verdade uma pequena mutilação que se faz no animal. Mesmo assim é uma cirurgia bastante solicitada, principlamente nas raças: poodle, pincher, rottweiler, fox paulistanha, pointer inglês, doberman, weimaraner, entre outras raças, alguns veterinários dizem que na maturidade esses cães acabam fazendo auto-mutilação, sendo até indicado fazer quando ainda jovens nas primeiras semanas de vida. Alguns paises europeus pribem tal conduta.

Cão da Raça Rottweiler com o rabo, a maioria dos cães desta raça possuem seus rabinhos cortados, porém acredito também que isso seja uma questão muito mais cultural do que do padrão da raça, pois ele não nascem assim.


Um grande abraço,

Dr. Alex A. Machado